terça-feira, 27 de julho de 2010

Cookies de Chocolate

Pessoal, este é o meu primeiro post oficial. Já tive uma receita publicada aqui, foi a Massa com Ovos. Agora trago uma receita que é muito boa mesmo. Eu peguei a receita no site da pamelabrandao, porém pelo que eu li nos comentários é uma receita daquela Nigella (o programa dela passa no GNT). Os ingredientes estão todos em gramas e não em xícaras, então é bom ter uma balança de cozinha ou aqueles copos com medida!

Ingredientes:
. 125g manteiga com sal amolecida (se usar a sem sal, adicione 1/4 colher (chá) de sal com a manteiga)
. 110g açúcar
. 90g açúcar mascavo
. 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
. 1 ovo grande
. 100g de farinha de trigo com fermento
. 150g de farinha de trigo normal
. 200g de gotas de chocolate ou chocolate picado (nota do JP: eu usei chocolate meio amargo picado na... faaaaaaaca! - by Palmirinha)

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus (Celsius). Forre uma forma com papel manteiga. (nota do JP: eu precisei de 3 fôrmas - grande/média/pequena - e ainda tive que fazer 6 cookies grandes! A receita rende uns 36/40 cookies médios).

Bata a manteiga, os açúcares e a baunilha até ficar claro e fofo (nota do JP: eu derreto a manteiga no microondas - sem deixar ela quente - pra facilitar na hora de misturar "na mão" com a colher. A receita diz "bata", que deve ser usando a batedeira, mas eu não tenho!). Adicione o ovo e bata até misturar bem.

Peneire as farinhas e adicione à mistura de manteiga junto com as gotas de chocolate (ou chocolate picado), mexa até tudo estar bem misturado (nota do JP: misturar isso "à mão" é fodinha).

Com a ajuda de uma colher (ou uma colher de sorvete), faça bolas de massa e coloque na fôrma, deixando-as distantes uma das outras. Pressione levemente cada bola. (nota do JP: pressione com a colher pra espalhar a massa e deixar o cookie mais baixo. Ah, se não deixar espaço suficiente olhe na foto abaixo o que pode acontecer - isso aconteceu na 1a vez que fiz a receita! LOL).

Asse por 13 a 15 minutos, ou até os cookies dourarem levemente mas ainda estarem macios (eles irão endurecer conforme forem esfriando). Quanto mais assar, mais crocantes irão ficar.

Eu sou esse zé na foto. Para os mais observadores vocês devem ter notado que os cookies nessa foto são de chocolate meio amargo e de chocolate branco. Eu também fiz nesse dia cookies com chocolate branco + chocolate meio amargo + nozes picadas. Você pode tentar outras combinações mais naturebas ou mais engordativas, só não esqueça de postar um comentário aqui depois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário