terça-feira, 20 de julho de 2010

Sopa de ervilhas com bacon

Estou estreando no blog hoje e me sentindo meio intrusa, já que não sou roomie e não tenho nome de comida, mas como fui convidada a participar, vou tentar honrar o convite. Ao contrário dos dois fundadores do blog, eu moro sozinha e de vez em quando dá aquela saudade do colinho da mamãe. Por isso eu me especializei em "comidinhas confortáveis", para aquecer a pança e o coração. Então eu vou estrear aqui com esta que tem sido minha melhor amiga neste inverno: a sopa de ervilhas com bacon. Quando eu faço, costuma ser uma vergonha porque rola briga pra ver quem vai lamber a panela... Enfim, espero que gostem!

Ingredientes:
2 latas de ervilhas
3/4 de xicara de bacon picado
1/2 cebola picada.
1 tablete de caldo de bacon ou de costela
Batatas em cubinhos
3 colheres de sopa de molho inglês
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Bata no mixer as duas latas de ervilha, adicionando um pouco d'agua para facilitar o processo. Bata bem até que as ervilhas fiquem totalmente desmanchadas e sem sinal de pelinhas. Reserve.

Enquanto isso, coloque as batatas já picadinhas para cozinhar em uma panela com água e um pouquinho de sal.

Frite o bacon já picado na propria gordura, ou com um pouquinho de azeite. Quando ele estiver dourado e sequinho, jogue a cebola picada e frite-a até dourar de leve. Despeje a ervilha batida na panela e adicione mais 1/3 da lata de água e mexa até levantar fervura.

Então acrecente o caldo, a pimenta, o sal e o molho ingles e cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até encorpar de novo. Tome cuidado com o sal, porque tanto o bacon quanto o molho inglês já são bem salgados.

Prove o sal e acrescente as batatas já cozidas, misturando bem. Mexa por cerca de 5 minutos, desligue o fogo, acrescente um pouquinho de azeite e delicie-se.

Pra ficar melhor ainda:
Para acompanhar, corte um pão frances em pequenos quadradinhos e torre no forno bem quente - ou compre croutons prontos. Polvilhe um pouco de fondor, orégano e azeite por cima e leve ao forno por 10 minutos.


E voilá! Uma belíssima refeição que rende até 6 bons pratos. Bom apetite e até a próxima.

Um comentário:

  1. Colega, estou fazendo esta receita agora mesmo... pode ser que eu mude algo...mas aposto que vai ficar divina.
    Abraços

    ResponderExcluir